Rede dos Saberes

A Rede dos Saberes desenvolve o intercâmbio, o compartilhamento e a geração de conhecimentos, de metodologias e de tecnologias sociais que visam o desenvolvimento socioeconômico de comunidades de baixa renda. Tem como mecanismo de comunicação os instrumentos virtuais (Web, redes sociais e aplicativo dedicado).

Por meio do Laboratório Betinho, a rede promove o encontro da cultura e dos saberes acumulados em comunidades tradicionais com os saberes científicos produzidos na universidade, acarretando um processo de registro e de troca em rede, linear e não-hierárquica, cujos nós são os detentores dos conhecimentos a serem compartilhados.

Na prática, a Rede dos Saberes tem desenvolvido ações no âmbito da Rede de Comunidades do Semiárido, formada por cerca de 90 comunidades rurais do Semiárido nordestino, nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe; com a participação de alunos bolsistas de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UFRJ (caráter multidisciplinar).

São tratadas questões de ordem ambiental, econômica, social, técnica, organizacional, entre outras. Por exemplo, questões sobre manejo agrícolas, conservação ambiental, desenvolvimento de equipamentos úteis às atividades produtivas, conhecimentos em informática e tecnologia, metodologias de mobilização e organização comunitárias.