Bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento na Alemanha

     

A bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento faz parte do programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Universitário (DAAD) destinado a estudantes de países em desenvolvimento. O EPOS contempla cursos de áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

O curso de economia do desenvolvimento é oferecido pela Universidade de Göttingen e é todo em inglês. Ele é resultado de uma parceria entre o departamento de negócios e o departamento de economia agrícola da instituição. Orientado para a pesquisa, o programa tem duração de quatro semestres com especialização em economia quantitativa ou agrícola. A bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento inclui um auxílio de 750 euros mensais, seguro-saúde, despesas de viagem e curso intensivo de alemão.

Os estudantes também são incentivados a fazer um semestre de intercâmbio em uma universidade parceira ou de trabalho de campo em um país em desenvolvimento. Depois de formados, eles estarão capacitados para analisar questões atuais na área e trabalhar com pesquisa ou como especialistas em desenvolvimento em agências governamentais ou organizações privadas.

O interessado na bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento deve primeiramente preencher os requisitos do curso. Entre eles, é preciso ter graduação na área da economia, ciências agrárias, matemática, estatística ou outros campos relacionados. Além disso, o candidato também deve saber inglês.

O programa EPOS exige ainda que o bolsista tenha pelo menos dois anos de experiência profissional. Também espera-se que ele possua um excelente histórico acadêmico. Em geral, os selecionados não costumam ter mais do que seis anos de formados.

Para o curso da Universidade de Göttingen, são contemplados de sete a oito alunos por ano. A bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento inclui um auxílio de 750 euros mensais, seguro-saúde, despesas de viagem e curso intensivo de alemão.

Candidatura e seleção
O processo de seleção acontece em duas etapas. Primeiramente, os candidatos são pré-selecionados com base na documentação enviada. Em um segundo momento, os finalistas passam por uma fase de entrevistas (por Skype) que definirá os escolhidos.

A candidatura à bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento é realizada juntamente à inscrição do curso através da universidade. O prazo para se candidatar vai até 15 de novembro para começar a estudar em outubro de 2019.

O candidato deve preencher um formulário de inscrição online, que deve ser impresso, assinado e enviado por correio junto ao restante da documentação:

-Diploma e histórico universitário;
-Comprovante da situação profissional, com cargo e período de trabalho;
-Carta de referência do empregador garantindo o trabalho após a conclusão do curso;
-Carta de referência acadêmica;
-Formulário de inscrição do DAAD EPOS.
-Currículo;
-Carta de motivação;
-Certificado de conhecimento de inglês.

Os documentos devem ser enviados para:
Georg-August-Universität Göttingen
Wirtschaftswissenschaftliche Fakultät
Service-Center für Studierende
Wirtschaftswissenschaftliche Studienberatung
Platz der Göttinger Sieben 3
37073 Göttingen
GERMANY

Os selecionados serão comunicados entre fevereiro e março. O curso de alemão começa entre agosto.
Para saber mais, acesse aqui.

Fonte: Partiu Intercâmbio

0 Comentários