Cineastas brasileiros podem concorrer a prêmio internacional de filmes sobre migração

     

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) recebe até 17 de setembro inscrições para um concurso internacional de cinema sobre migração. Podem concorrer cineastas profissionais e amadores de 92 países, entre eles o Brasil, que submetam filmes de ao menos 25 minutos sobre o tema “a promessa e os desafios da migração e a contribuição dos migrantes para suas novas comunidades”.

Serão aceitos filmes que desafiem as percepções negativas e os estereótipos sobre os migrantes e retratem ações positivas e receptivas das comunidades de acolhimento.

Um comitê internacional de profissionais do cinema selecionará três filmes, e cada um dos vencedores receberá 1,5 mil dólares.

Cineastas que tenham migrado durante a vida também estão convidados a submeter vídeos-perfis de 1 a 3 minutos sobre suas experiências ou de outros migrantes. Vinte vídeos selecionados farão parte da campanha da OIM “i am a migrant” (eu sou um migrante), enquanto cada vencedor receberá 100 dólares.

Os Festivais de Cinema sobre Migração Global no mundo todo poderão escolher os filmes a serem exibidos a partir da lista oficial de seleção.

Os filmes em inglês têm preferência no concurso, mas mesmo estes terão de ser legendados. Filmes em outras línguas são bem-vindos, mas precisam ter legendas em inglês. Além disso, as obras precisam ter sido concluídas a partir de 2013. O festival irá informar os cineastas selecionados em meados de outubro.

Clique aqui para obter mais informações sobre o concurso (em inglês).

Fonte: ONU Brasil

0 Comentários

Últimas Publicações

     

Destaques

Facebook