COPPE e COEP celebram Betinho em evento na Coppe/UFRJ

O COEP e a Coppe/UFRJ realizam, dia 9 de agosto, o evento “Betinho: Celebrar uma história”. Trata-se de uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, que nos anos 1990 mobilizou o país pela ética na política e no combate à Fome e à Miséria e pela vida, tornando-se símbolo de engajamento social em prol da cidadania. O evento, que contará com a participação do filósofo e teólogo Leonardo Boff, será realizado, às 12 horas, no auditório da Coppe, Bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia (CT), Cidade Universitária.

Cabeçalho-site-Premio-Betinho

Na ocasião, serão lançados um site, com informações sobre a vida e a atuação de Betinho (www.celebrarbetinho.org.br), e o “Prêmio Betinho Imagens de Cidadania”. Além disso, será inaugurado o Jardim da Cidadania, no Espaço de Convivência do Centro de Tecnologia da UFRJ, entre os blocos F e G.

A cerimônia contará com a presença de Maria Nakano, esposa de Betinho, de Edson Watanabe, diretor da Coppe, de Luiz Pinguelli Rosa, Diretor de Relações Institucionais e de Hugo de Oliveira, mestrando em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense e idealizador do projeto “Vem ni mim que sou passinho”.

Para finalizar o evento, haverá uma apresentação da dança do “passinho”, estilo de dança ao ritmo do funk criado nas favelas cariocas. A performance será realizada em frente ao Espaço de Convivência do CT.

Sobre Betinho

Defensor incansável da democracia e da participação cidadã, Herbert de Souza, o Betinho, inspirou e liderou muitas campanhas e iniciativas que conseguiram mobilizar milhares de pessoas e provocar mudanças concretas na sociedade.

Ele acreditava que a democracia tem como fundamento cinco princípios – igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade – e que se realiza pela força dos cidadãos conscientes e mobilizados. “Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia”, afirmava.

Com informações COEP e Planeta Coppe