O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) recebe até 30 de abril inscrições para seu Programa Anual de Bolsas de Estudo para Pessoas Afrodescendentes.

Todos os anos, dez jovens ativistas de ascendência africana participam do Programa de Bolsas de Estudo, que oferece uma oportunidade intensiva de aprendizagem para aprofundar sua compreensão do sistema de direitos humanos, instrumentos e mecanismos das Nações Unidas, com foco em questões de particular relevância para os afrodescendentes.

O Programa de Bolsas de Estudo permitirá aos participantes contribuir melhor para a proteção e promoção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos afrodescendentes em seus respectivos países. A iniciativa ocorre no âmbito do Programa de Atividades para a Implementação da Década Internacional dos Afrodescendentes. O ACNUDH é coordenador da Década Internacional.

Este ano, o programa será realizado de 25 de novembro a 13 de dezembro em Genebra, na Suíça e, pela primeira vez, será bilíngue (Inglês e Francês).

Candidatas(os) devem ser fluentes em inglês, ter um mínimo de quatro anos de experiência profissional na promoção de direitos afrodescendentes e devem fazer parte de uma organização que trabalha em questões relacionadas com pessoas de ascendência africana ou direitos das minorias. Candidatas(os) devem apresentar o currículo e uma carta da sua organização, certificando o seu estatuto.

A bolsa oferece a cada participante uma passagem de avião de Genebra a seu país de origem (classe econômica); plano de saúde básico; e uma verba para cobrir custos de hospedagem e outros gastos essenciais durante o programa.

Bolsistas selecionadas(os) devem estar disponíveis para participar de todo o Programa. Todas as informações estão em: https://www.ohchr.org/EN/Issues/Racism/WGAfricanDescent/Pages/FellowshipProgramme.aspx.

Fonte: ONU Brasil

Please follow and like us: