Rede dos Saberes

A Rede dos Saberes é uma tecnologia social desenvolvida colaborativamente por público vinculado à universidade e por lideranças jovens de comunidades rurais do Semiárido Nordestino. Trata-se de um programa que, por meio de seus vários projetos e ações, vem construindo um canal de intercâmbio e gerando conhecimentos aplicáveis de forma prática e objetiva ao desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida em comunidades de baixa renda. O programa estimula o encontro entre os saberes tradicionais acumulados nas comunidades e os saberes científicos produzidos na universidade, acarretando um processo de troca em uma rede em que todos são detentores de determinados conhecimentos a serem compartilhados de forma não hierárquica.

A Rede busca:

  • Propor alternativas de ordem prática para a solução de questões voltadas ao desenvolvimento local sejam elas de cunho técnico, organizacional, ambiental, informático, econômico ou outra.
  • Registrar saberes tradicionais de maneira a conservá-los para as gerações futuras e valorizá-los como fontes de conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias sociais e de soluções para questões e demandas locais.
  • Tornar o conhecimento acadêmico relacionado acessível às comunidades e aplicável em questões objetivas relativas ao desenvolvimento local.
  • Aproximar academia e a população das comunidades promovendo o intercâmbio e a integração de saberes populares e científicos.
  • Propiciar a incorporação de novos aspectos ao aprendizado de alunos da UFRJ, associados ao Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LabBetinho-COPPE-UFRJ) e contribuir para sua formação acadêmica e cidadã.