O Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LaBetinho) tem como objetivo aprimorar estratégias metodológicas, articulando desenvolvimento tecnológico e inovação social, e contribuir para a geração de conhecimento. Dentro disso, ele propõe quatro linhas de pesquisa:

• Desenvolvimento e Reaplicação de Tecnologias Sociais;
  • Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Social;
  • Participação Cidadã na Universidade;
  • Mudanças Climáticas e Pobreza.

O Laboratório foi criado pelo COEP – Rede Nacional de Mobilização Social, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), e com apoio da Fundação Banco do Brasil, de Furnas e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Quando a COPPE/UFRJ participou da criação do COEP, estabeleceu-se uma parceria histórica – que vem se fortalecendo ao longo dos anos –, com o objetivo de colocar a engenharia e suas tecnologias para enfrentar a pobreza e as desigualdades sociais.

Sobre o COEP

O COEP promove a articulação de parcerias entre comunidades, organizações e pessoas para o desenvolvimento de ações e projetos de combate à pobreza

A COPPE/UFRJ, ciente da importância do papel da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do país, criou uma estrutura voltada para a gestão de convênios e projetos e com isso foi pioneira na aproximação da academia com a sociedade.