Quem somos

Criado em 2009, o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (Laboratório Betinho) tem sua origem vinculada à trajetória e experiência acumulada pela Rede Nacional de Mobilização Social (COEP), que ao longo de 25 anos desenvolveu uma agenda de trabalho voltada à mobilização social e ao desenvolvimento comunitário.

O Laboratório Betinho surgiu por meio de parceria entre o COEP e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Teve apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB), de Furnas Centrais Elétricas S/A e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

I. O que fazemos

O Laboratório Betinho articula desenvolvimento tecnológico e inovação social, em um processo interdisciplinar, cultural e político. Busca promover a interação entre a universidade e a comunidade, por meio da valorização e da troca de saberes tradicionais e científicos.

II. Nossos programas e mecanismos

Desenvolvimento de tecnologias sociais: Por meio do Programa Comunidades Semiárido, o Laboratório Betinho impulsiona a criação e o aperfeiçoamento de tecnologias sociais para o desenvolvimento comunitário.

Leia mais

Extensão Universitária: Por meio da Rede dos Saberes, o Laboratório Betinho promove o intercâmbio entre os saberes de comunidades tradicionais (especialmente do Semiárido) e os saberes acadêmicos.

Leia mais

Atuação Internacional: O Laboratório Betinho desenvolve parceria com universidades internacionais para a criação de metodologias e de projetos de desenvolvimento comunitário.

Leia mais

Capacitação: Programa de Educação à Distância do Laboratório Betinho (Minicursos)

Leia mais

III. Nosso histórico

Mudanças Climáticas: O Laboratório Betinho participou da criação do GT Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades, no âmbito do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e contribuiu com subsídios importantes para a formulação do Plano Nacional de Adaptação do Ministério do Meio Ambiente.

Leia mais

Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD): Por meio do Programa COPPE Inclusão, o Laboratório Betinho contribuiu para maior acessibilidade de pessoas com deficiência.

Leia mais