CURSOS DA JORNADA

No período do projeto Comunidades em Ação são oferecidos gratuitamente cursos como parte da formação das lideranças. Esses conhecimentos irão contribuir de forma importante para atingirmos os objetivos propostos.

Veja abaixo os cursos oferecidos.

.

Mobilização Comunitária e Diagnóstico Participativo

Aborda metodologias de mobilização social, conceitos e ferramentas para a realização de diagnósticos e proposição de ações ou projetos. Inclui metodologias como a construção de questionários para diagnóstico, a construção de matriz FOFA (SWOT) e de árvores de problemas e objetivos.

CURSO ABERTO

.
.

Tecnologias Sociais 

Aborda desde os conceitos básicos relacionados às tecnologias sociais, até a discussão sobre usos, importância, reaplicação e políticas públicas envolvidas.

CURSO ABERTO

.
.

Vídeo de Bolso

Traz técnicas simples para a elaboração de vídeos de melhor qualidade com aparelhos móveis. Envolve temas desde a elaboração de um roteiro simples até a captação e edição de imagens. Conhecimentos muito úteis para o registro das atividades da Jornada.

CURSO ABERTO

.
.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Explana sobre os 17 ODS propostos pela ONU explicitando seu papel como agenda e plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Discute como a busca pelo cumprimento dos objetivos irá contribuir para fortalecer a paz universal , erradicar a pobreza em todas as suas formas e alcançar o desenvolvimento sustentável.

CURSO ABERTO

.
.

7 Passos para Praticar uma Ação

O curso indica 7 etapas para praticar uma ação: Construção de uma causa, sensibilização de pessoas, formação de uma rede, definição de estratégia, agregação de conhecimento, implementação da iniciativa e registro.

CURSO ABERTO

.
.