Nos dias 17 e 18 de junho de 2019, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Cidade Escola Aprendiz realizarão o Seminário “Educação é Proteção contra a Violência”, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio de Janeiro (ambos na Praça Mauá, 1, Centro).

O evento tem como objetivo refletir sobre a educação como estratégia fundamental de proteção da vida e prevenção de diferentes tipos de violências contra crianças e adolescentes.

No primeiro dia do Seminário, será apresentado um cenário da educação como prevenção das violências, reunindo dados e recomendações sobre como o Brasil pode avançar na implementação de uma agenda de proteção, tendo a educação como catalisadora da rede intersetorial de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

No segundo dia, será discutido o enfrentamento da exclusão escolar – uma violação de direitos que atinge mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes no Brasil (Pnad/IBGE, 2015).

A Busca Ativa Escolar (buscaativaescolar.org.br) é uma estratégia do UNICEF e parceiros para enfrentar esse fenômeno. Ela está sendo implementada em diversos municípios do Rio de Janeiro que apresentarão suas experiências durante o evento.

Destinado a gestores, técnicos, pesquisadores, lideranças sociais e adolescentes, o seminário tem inscrições abertas até o dia 7 de junho de 2019.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/educacaoéprotecao

Dia: 17/06/19

Educação como Proteção das Violências
9h às 9h10 – Leitura do manifesto global do UNICEF End Violence School

9h10 às 10h – Mesa de Abertura

10h às 12h30 – Mesa Temática – Cenário da Educação como Proteção das Violências

12h30 às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h – Grupos de Trabalho

GT2 – A Intersetorialidade na Prevenção da Violência.

GT3 – Normas Sociais e Enfrentamento da Cultura da Violência e do Fracasso Escolar: O Papel do Currículo.

GT4 – A Produção e a Reprodução de Violências nas Escolas.

GT1 – Redes de Proteção e Comunidades: Políticas e Legislação de Proteção à Criança e ao Adolescente nas Escolas.

Local: Salas do Museu de Arte do Rio / MAR

16h30 às 17h30 – Compartilhando aprendizados dos GTs

17h30 às 18h – Encerramento e coquetel

Dia 18/06/19