Confira as principais ações e resultados das campanhas realizadas em 2019 pela Rede Nacional de Mobilização Social (COEP) junto com o Laboratório Herbert de Souza (LABetinho) e veja o que está em andamento para 2020.

Jornadas nas Escolas e Prêmio Betinho Atitude Cidadã

A Jornada Cidadania nas Escolas é uma tecnologia social que tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Nações Unidas e o objetivo de fortalecer os compromissos e os elos entre pessoas e suas escolas, valorizando seu papel como polo inspirador de energia, conhecimento e inovação na vida comunitária.

A Jornada Cidadania nas Escolas 2019 foi implementada por meio de um projeto-piloto que considerou a avaliação de desempenho feita junto aos participantes da Jornada do ano anterior, 2018. Dentre os ajustes, houve a inclusão de estudantes do Ensino Fundamental na campanha e a simplificação da metodologia adotada. As novidades, agora consolidadas, entram em vigor na Jornada de 2020.

Prêmio Betinho – A Jornada Cidadania nas Escolas de 2019 terminou no dia 13 de dezembro, com a participação de 33 escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Destas, 19 escolas concorrem ao Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2019, em duas modalidades: 10 escolas no segmento Ensino Fundamental e nove escolas no segmento Ensino Médio.

Do Nordeste, concorrem ao Prêmio seis escolas de Alagoas, cinco do Ceará, quatro da Paraíba, duas de Pernambuco. E no Sudeste, São Paulo e Minas Gerais concorrem com uma escola por UF.

Os vencedores serão anunciados no primeiro bimestre de 2020.

Para conhecer as iniciativas cadastradas, acesse www.cidadanianasescolas.org.br.

Jornada das Comunidades no Semiárido

Outra campanha realizada ao longo de 2019 e que segue em 2020 é a Jornada das Comunidades no Semiárido, uma tecnologia social também desenvolvida pelo COEP junto com o LABetinho, com apoio e certificação da Fundação Banco do Brasil, cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento dos membros da Rede de Comunidades do Semiárido, nos aspectos socioeconômico e humano, de forma orgânica.

Ao desenvolverem os desafios sugeridos, as comunidades passam por atividades de mobilização local, diagnósticos situacionais, apontam e analisam suas demandas e, em resposta, propõem e realizam ações pontuais, tudo entre elas.

No momento, 36 comunidades – representantes de mais de 2,6 mil famílias do Semiárido nordestino – fazem parte da Jornada das Comunidades no Semiárido. Seis delas já concluíram os desafios e as demais seguem na campanha.

Os cinco principais eixos da Jornada das Comunidades, definidas com base nos ODS, são: (1) Saúde Coletiva e Bem-Estar, (2) Educação, (3) Segurança Alimentar e Nutricional, (4) Água, Saneamento e Meio Ambiente, e (5) Mulheres e Jovens.

Conheça o perfil das comunidades participantes e as atividades desenvolvidas até o momento: http://comunidadescoep.org.br/comunidades-participantes/.

Minicursos online no Laboratório Betinho

O Laboratório Betinho articula desenvolvimento tecnológico e inovação social, em um processo interdisciplinar, cultural e político. Busca promover a interação entre a universidade e a comunidade, por meio da valorização e da troca de saberes tradicionais e científicos.

Em 2019, a plataforma ofereceu seis cursos de apoio às Jornadas das Escolas e das Comunidades do Semiárido: (1) 7 Passos para praticar uma ação; (2) Diagnóstico Local com base nos ODS; (3) Mobilização Comunitária e Diagnóstico Participativo; (4) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; (5) Tecnologias Sociais; e (6) Vídeo de Bolso.

Em março, o Laboratório Betinho inicia a agenda minicursos para o ano de 2020, todos gratuitos e online. Dentre os assuntos que serão abordados, há uma devolutiva aos temas sugeridos em 2019 por pessoas que participaram da Rede Mobilizadores COEP.

No primeiro semestre, serão realizados os minicursos: (1) Juventudes: identidade e transição; (2) Criança e adolescente: direitos e proteção social; e (3) Alimentação Saudável.

No segundo semestre, entram na agenda: (4) Economia Criativa; (5) Gênero e Preconceito Linguístico; e (6) Elaboração de Projetos e Captação de Recursos.

Todas as atividades serão ofertadas no site http://www.labtecbetinho.coppe.ufrj.br/cursos.

Fonte: COEP/LABetinho