O Brasil é o país com o maior número de universidades nas primeiras posições de um ranking de instituições latino-americanas compilado por uma revista especializada britânica. Mas o topo da lista é ocupado por uma universidade chilena.

Treze das 20 instituições mais bem avaliadas pela Times Higher Education (THE) são brasileiras, com Universidade de São Paulo (USP) em segundo lugar, Universidade de Campinas (Unicamp) em terceiro e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ambas empatadas em quinto.

A primeira colocada na América Latina é a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

USP e Unicamp aparecem nas mesmas posições que ocupavam no ano passado. UFMG e Unifesp ganharam posições. Já a PUC-Rio, que no ano passado estava em quarto lugar, agora está na sétima posição.

Sete das dez melhores instituições são brasileiras, com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aparecendo pela primeira vez no Top 10 (as dez mais).

O ranking avalia aspectos como pesquisa, ensino e transferência de conhecimento. No caso das universidades latino-americanas, algumas mudanças são feitas na metodologia, levando em consideração que a região costuma realizar menos pesquisas e que há menos publicação de artigos em inglês do que a média global.

O Brasil é o país com o maior número de instituições que atingiram o critério para serem avaliadas no ranking regional, com 66 no total, seguido por Chile (30) e Colômbia (23).

20 melhores universidades da América Latina

18Universidade das Índias Ocidentais, Jamaica
19.Universidade Federal de Viçosa, Brasil
20.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

A Times Higher Education disse que houve um aumento de 10% no número de universidades da região que preenchem os requisitos para serem avaliadas pelo ranking, o que mostra que “a crescente qualidade da educação superior na América Latina e Caribe é evidente”. Foram 166 universidades avaliadas para o ranking de 2020.

Vinte e uma universidades entraram no ranking deste ano, 11 delas brasileiras. Cinco delas entraram no top 100 pela primeira vez: a Universidade Federal de Uberlândia (55º lugar), a Universidade Federal de Sergipe (62º), Universidade Federal de Juiz de Fora (70º), Universidade Federal da Paraíba (87º) e Universidade Federal do Alagoas (95º).

“Eu acredito que se as universidades brasileiras continuarem mostrando essa diligência, e se elas conseguirem garantir apoio suficiente do governo e do público em geral durante esses tempos extremamente desafiadores, elas vão começar a desafiar algumas das melhores do mundo tanto regionalmente como no ranking global”, disse Phil Baty, diretor de conhecimento da THE.

Ele diz que a crise do coronavírus atingiu as universidades latino-americanas, mas que também ajudou a ressaltar a importância delas na sociedade.

Apesar da boa performance no ranking latino-americano, as instituições brasileiras não se destacam na comparação com o resto do mundo.

No ranking disponível no site da Times Higher Education, a USP aparece em uma faixa entre as posições 251 e 300 (depois da posição 200, o ranking não coloca mais as universidades em posições fixas, mas sim em faixas, pois as diferenças nas avaliações são muito pequenas entre as instituições).

As dez melhores universidades do mundo, segundo o ranking, são todas americanas e britânicas. As cinco melhores avaliadas, na ordem, são: Universidade de Oxford, California Institute of Technology, University de Cambridge, Stanford University e Massachusetts Institute of Technology (MIT).

No mês passado, outra instituição havia divulgado um ranking mundial de universidades, sem a presença de qualquer brasileira entre as cem melhores.

O ranking QS (Quacquarelli Symonds) coloca a USP como mais bem posicionada, em 115º lugar, seguida por Unicamp (233º lugar), UFRJ (380º lugar), Unifesp (420º lugar) e Unesp (493º lugar).

Nesse ranking, a melhor latino-americana é a Universidade de Buenos Aires, em 66º lugar. Catorze universidades brasileiras aparecem entre as mil melhores do mundo deste ano, de acordo com o ranking.

Fonte: BBC Brasil