incluir uma iniciativa

Santa Catarina

O projeto oferece suporte psicológico online para pessoas com dificuldade de lidar com o isolamento social, por causa do combate à pandemia do coronavírus.

Acolhimento de crianças de abrigos

Estado de Santa Catarina

Durante o período de isolamento social em Santa Catarina por causa da pandemia do novo coronavírus, ações de solidariedade também têm se espalhado em lares catarinenses. A partir de um movimento que começou em Florianópolis, famílias estão levando para casa crianças e adolescentes de abrigos municipais. Assim, evitam o contato de muitas pessoas nas casas de acolhimento e criam uma rede de apoio aos jovens durante a quarentena.

Considerando que o acesso à alimentação é um direito básico e fundamental, o Fundo de Impacto para Justiça Social, mantido pelo ICOM e por uma rede de pessoas e organizações que doam sistematicamente para garantir direitos humanos e reduzir iniquidades sociais, abriu uma linha de apoio emergencial.

Acreditamos que o quadro de desigualdade existente na Grande Florianópolis não deveria ser potencializado em momentos de crise e pandemia, como o que estamos vivendo em relação ao coronavírus, mas essa é uma realidade em muitas regiões, principalmente nas áreas de interesse social, onde as pessoas são as mais afetadas. Compartilhamos um mapeamento de intervenções em áreas de interesse social da Grande Florianópolis.

As crianças do bairro Monte Cristo estão SEM COMIDA, pois as aulas e os contra turnos foram suspensas e muitas famílias contavam com as refeições oferecidas pelas escolas para os seus filhos. Os pais por sua vez não foram suspensos do trabalho.

Devido ao encerramento das atividades pela prevenção ao Coronavírus, muitas das nossas crianças ficarão sem a única refeição do dia que tinham e por isso abrimos uma vakinha online para minimizar esse problema. As famílias com maiores necessidades já foram mapeadas e receberão um crédito para retirarem em alimentos em mercados mini mercados do bairro.